Exposição "Adulteradas" reúne imagens modificadas de Porto Alegre

Exposição "Adulteradas" reúne imagens modificadas de Porto Alegre

Fotografias submetidas a efeitos de software por Nilton Santolin estão reunidas em “Adulteradas”, exposição que pode ser conferida a partir desta quinta-feira na galeria Oscar Boeira do Margs (Praça da Alfândega, s/nº), em Porto Alegre. São 19 imagens impressas digitalmente, em adesivo vinil, sarja sintética e papel fotográfico, dentro da recente linha de pesquisa do profissional.

Os registros foram feitos em Porto Alegre e capturados entre 2010 e 2018 com câmeras fotográficas e celular. A “adulteração” foi feita em um software de smartphone Android, com tamanhos variados de exibição, chegando até a três metros.

As fotografias originais submetidas a efeitos do software revelam edições com duplicação, espelhamento e quadruplicação. Para o artista, estas distorções são adulterações que criam imagens diferentes, instigantes, que nos fazem viajar num mundo arquitetônico único. A curadoria é de José Francisco Alves.

Santolin, com quase 35 anos de carreira em várias frentes da fotografia profissional, se adaptou rapidamente à revolução digital ao perceber as potencialidades das infinitas e novas ferramentas oferecidas pelos softwares. Para esses aparelhos, abriu-se também um infinito número de programas – aplicativos – para todo o tipo de tarefas úteis ou fúteis.

Nesse contexto, há cerca de dois anos, Nilton Santolin descobriu um aplicativo para manipulações de imagens o qual passou a utilizar na transformação de imagens capturadas com máquinas fotográficas profissionais, mostrando que o artista pode mesmo valer-se de todas as novidades, sem preconceitos. Nasceu assim a ferramenta para a mostra “Adulteradas”, que segue em cartaz até 10 de março. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

Fonte: CorreioDoPovo