A cidade da Sérvia que é, na verdade, um grande set de filmagens

Conheça Drvengrad, o destino ideal para cinéfilos

A cerca de 200 quilômetros da capital da Sérvia, Belgrado, está situada a vila de Drvengrad — que, na língua sérvia, significa "cidade de madeira". A cidade, cujas construções foram feitas com a madeira obtida das árvores coníferas da região, tem igreja, biblioteca, cinema, restaurante e lojas; só que nenhum desses estabelecimentos realmente funciona.

A história de Drvengrad começou em 2004, quando foi construída pelo cineasta Emir Kusturica para servir de cenário para o seu filme "Life is a Miracle" ('A vida é um Milagre'). Só que, segundo ele, há outro motivo ainda mais particular: "Eu perdi minha cidade, Saravejo, durante a guerra. É por isso que eu queria construir minha própria aldeia".

As ruas do vilarejo prestam homenagem a pessoas famosas, como o futebolista Diego Maradona, o cientista Nicola Tesla e os cineastas Federico Fellini e Ingmar Bergman. Os únicos lugares abertos ao público são uma galeria de arte e um edifício que leva o nome do diretor Stanley Kubrick — nesse local, há academia, piscina, sauna e espaços privados onde vivem Kusturica e a sua família. 

O ponto alto do calendário de Drvengrad é quando ocorre o Festival Internacional de Cinema Küstendorf, que, desde 2008, exibe e premia películas do mundo inteiro. Apesar de não ter um tapete vermelho tão badalado, personalidades como Johnny Depp e Gael Garcia Bernal já participaram da principal atração da cidade. A seguir, você confere algumas imagens do lugar:

Fonte: MegaCurioso - As curiosidades mais interessantes estão aqui